Ao planejar suas aulas, é fundamental que o professor leve em consideração as dez competências gerais da Educação Básica estabelecidas na BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
Aqui está um guia prático para criar um plano de aula alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Siga essas etapas para desenvolver uma estrutura eficiente, garantindo que seu planejamento esteja em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela BNCC.
Contents
- 1 1. Reflita sobre o público-alvo
- 2 2. Escolha o tema da aula
- 3 Definindo o a ser abordado em um plano de aula
- 4 Definindo a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos
- 5 Metodologia em um Plano de Aula: Definindo o Objetivo a Ser Alcançado
- 6 Determinar a extensão da aula
- 7 Exemplos de metodologia
- 8 Selecionando os recursos didáticos em um plano de aula
- 9 O que significa procedimento metodológico em um plano de aula?
- 10 Metodologia em um Plano de Aula: Definição e Aplicação
- 11 Elementos essenciais de uma metodologia
- 12 Metodologia para avaliação do aprendizado dos alunos em um plano de aula
- 13 A definição de metodologia no projeto pedagógico
- 14 Metodologia em um Plano de Aula: Referências Utilizadas
- 15 Modelo de Plano de Aula: Metodologia em Foco
- 16 Plano de aula para Educação Infantil: Pronto para usar
- 17 O que é metodologia?
- 18 Exemplos de metodologias ativas
- 19 As 5 principais metodologias
1. Reflita sobre o público-alvo
Antes de iniciar a elaboração do plano de aula, é importante que o professor leve em consideração o seu público-alvo, ou seja, os estudantes. É necessário refletir sobre as características e necessidades dos alunos para garantir um planejamento adequado e eficiente.
Para que uma estratégia de abordagem seja eficaz, é fundamental direcioná-la à realidade do público-alvo. O que pode funcionar para uma turma específica pode não ter o mesmo resultado em outra.
Ao refletir sobre o assunto, é importante que o professor leve em consideração a contextualização, abrangendo aspectos como cultura, economia, geografia e sociedade.
2. Escolha o tema da aula
Com base no plano de ensino, planejamento que envolve tarefas e objetivos docentes para um ano letivo completo, o professor deve escolher um tema.
O assunto da aula é o foco principal que será abordado, sendo algo específico dentro de uma disciplina e detalhadamente explorado em diferentes conteúdos.
Em uma aula de língua portuguesa, como exemplo, o estudo das Vozes Verbais pode ser abordado.
Definindo o a ser abordado em um plano de aula
O conteúdo é um item do plano de aula que está diretamente relacionado ao tema, pois é subordinado a ele, e ao objetivo da aula.
Por meio da apresentação e investigação dos materiais, o docente orienta a aprendizagem dos estudantes com o intuito de alcançar os objetivos estabelecidos em seu plano de aula.
No contexto das Vozes Verbais, o professor pode abordar os conceitos de voz ativa, voz passiva e voz reflexiva como parte do conteúdo.
Definindo a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos
Neste momento, é importante que o professor identifique a competência que deseja trabalhar com os estudantes no tópico selecionado.
As competências estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e são identificadas por códigos que devem ser mencionados no plano de aula.
Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a competência relacionada às Vozes Verbais é abordada de maneira específica.
A habilidade de identificar verbos na voz ativa e passiva, assim como interpretar os efeitos de sentido do sujeito ativo e passivo (agente da passiva), é importante ao ler textos ou produzir textos próprios.
Metodologia em um Plano de Aula: Definindo o Objetivo a Ser Alcançado
O objetivo da aula é o que o professor busca ensinar aos alunos. Em uma aula de português sobre Vozes Verbais, por exemplo, os objetivos podem ser: identificar e distinguir as três vozes verbais – voz passiva, voz ativa e voz reflexiva; além disso, os alunos devem ser capazes de converter frases da voz ativa para a voz passiva.
É válido ressaltar que não há um número máximo de objetivos permitidos em um plano de aula.
Determinar a extensão da aula
A extensão da abordagem de um determinado assunto é decidida pelo professor, levando em consideração o currículo que deve ser seguido.
Não é necessário que cada tópico seja abordado em uma única aula. O professor tem a liberdade de destinar mais de uma aula para explorar um determinado conteúdo, se assim desejar.
Essa decisão está relacionada a fatores como o planejamento escolar anual e a fixação do que foi ensinado. No caso de o professor concluir que uma única aula não será suficiente para que a turma fique esclarecida, ele pode alocar duas ou três aulas para explorar determinado assunto.
Exemplos de metodologia
Lista:
– Gamificação
– Design thinking
– Cultura maker
– Aprendizado por problemas
– Estudo de casos
– Aprendizado por projetos
– Sala de aula invertida
– Seminários e discussões
Selecionando os recursos didáticos em um plano de aula
Os recursos didáticos são materiais que ajudam o professor a ensinar de maneira mais eficaz, tornando o processo de aprendizagem mais fácil para os alunos.
Esses recursos também têm o propósito de estimular os estudantes e despertar seu interesse pelo assunto em questão.
Alguns exemplos de recursos didáticos:
- Apagador.
- Aparelho de DVD.
- Cartaz.
- Computador.
- Filme.
- Jogo.
- Mapa.
- Música.
- Projetor.
- Quadro negro ou branco.
- Reportagem.
- Televisão.
Conforme a área de estudo, o docente pode ter a necessidade de escolher materiais mais direcionados. Por exemplo, um professor que leciona química pode requerer o uso de um microscópio ou tubo de ensaio para suas atividades práticas.
O que significa procedimento metodológico em um plano de aula?
A elaboração dos procedimentos do plano de aula significa criar uma sequência de passos que o professor seguirá durante sua aula. Esses passos devem ser organizados de forma lógica e considerar o tempo disponível para cada atividade, levando em conta as diferentes fases da aprendizagem.
É importante que os procedimentos sejam planejados com antecedência, para que o professor saiba exatamente como conduzir a aula e quais recursos serão necessários. Isso ajuda a garantir que todos os conteúdos previstos sejam abordados adequadamente dentro do tempo estipulado.
Além disso, é fundamental pensar na progressão das atividades ao longo da aula, levando em conta as características dos alunos e suas necessidades individuais. Os procedimentos devem ser flexíveis o suficiente para permitir ajustes conforme necessário, mas também devem manter uma estrutura clara e coerente para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia em um Plano de Aula: Definição e Aplicação
A estratégia pedagógica envolve os métodos selecionados pelo docente para guiar o processo de aprendizagem do estudante, ou seja, as abordagens que ele optará por utilizar durante a aula.
Essa etapa da aula é extremamente crucial, pois a abordagem adotada pelo professor pode ser um fator determinante para motivar ou desmotivar o aluno.
Em certas matérias, uma aula expositiva pode ser mais eficaz do que uma aula baseada em exercícios, e vice-versa.
Existem diversas metodologias que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Algumas delas incluem a aplicação de exercícios, aula expositiva, dramatização, estudo de caso, estudo dirigido, estudo de texto, mapa conceitual, painel, pesquisa de campo, seminário e solução de problemas. Cada uma dessas abordagens oferece diferentes formas de engajar os alunos e promover o aprendizado.
Elementos essenciais de uma metodologia
Para garantir um bom plano de aula é fundamental considerar alguns aspectos relacionados à metodologia adotada na elaboração do mesmo. Isso inclui determinar qual será o tipo de pesquisa realizado e selecionar quais ferramentas serão usadas na obtenção dos dados necessários para sua construção eficiente. Além disso, é importante definir a amostragem dos participantes, ou seja, como serão escolhidos os alunos que farão parte da pesquisa. Os procedimentos de coleta de dados envolvem a aplicação das ferramentas selecionadas e a organização das respostas obtidas para uma análise posterior. Por fim, é necessário estabelecer os procedimentos para análise e interpretação dos dados coletados, buscando compreender suas significâncias no contexto do planejamento educacional.
Metodologia para avaliação do aprendizado dos alunos em um plano de aula
Nessa fase, também se busca verificar se os objetivos estabelecidos pelo professor foram atingidos.
Contrariando a crença comum, existem alternativas à aplicação de provas para avaliar o desempenho dos alunos. De fato, há várias maneiras de realizar essa análise sem recorrer apenas a testes escritos.
A definição de metodologia no projeto pedagógico
A metodologia em um plano de aula é o conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para ensinar os alunos. Ela inclui tanto as técnicas usadas pelo professor quanto o papel que cada aluno desempenha no processo de aprendizagem. A escolha da metodologia é fundamental no planejamento pedagógico, pois ela guiará as decisões dos gestores e professores ao longo do ano letivo.
Uma boa metodologia leva em consideração as necessidades individuais dos alunos, suas habilidades e interesses. Ela busca envolver os estudantes ativamente na construção do conhecimento, estimulando sua participação nas atividades propostas. Além disso, uma metodologia eficaz também promove a interação entre os alunos, incentivando a colaboração e o trabalho em equipe.
Ao definir a metodologia a ser adotada, é importante que os gestores e professores tenham clareza sobre seus objetivos educacionais. Eles devem considerar qual abordagem pedagógica melhor se adequa às características da turma e aos conteúdos que serão trabalhados. Dessa forma, a escolha da metodologia certa pode fazer toda diferença no sucesso do processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula.
Metodologia em um Plano de Aula: Referências Utilizadas
É importante salientar que o termo “referências” não abrange unicamente livros e outros materiais impressos.
Na atualidade, com o avanço da tecnologia e a crescente presença de recursos digitais na educação, é comum que os professores utilizem conteúdos online como ferramentas adicionais para preparar suas aulas.
Modelo de Plano de Aula: Metodologia em Foco
Após ter conferido as etapas necessárias para a criação de um plano de aula, é possível encontrar abaixo exemplos específicos para os níveis da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Plano de aula para Educação Infantil: Modelo com orientações para preenchimento
Encontre modelos de planos de aula prontos, voltados para diferentes níveis escolares.
Plano de aula para Educação Infantil: Pronto para usar
O Ministério da Educação do Brasil lançou a Base Nacional Comum Curricular em 2017, um documento que estabelece as diretrizes para o currículo escolar no país. Essa iniciativa visa garantir uma educação de qualidade e equidade para todos os estudantes brasileiros.
Desde 2015, a professora tem produzido conteúdos educativos relacionados à língua portuguesa e datas comemorativas. Ela possui licenciatura em Letras pela Universidade Católica de Santos, com habilitação para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, além de formação no Curso de Magistério, com habilitação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Seu foco é escrever em português do Brasil.
O que é metodologia?
A metodologia é o estudo dos métodos, ou seja, a análise dos caminhos que podemos seguir para alcançar um objetivo específico. Ela não se limita apenas a ser uma disciplina que investiga os métodos em si, mas também é considerada como uma forma de conduzir pesquisas e um conjunto de regras para o ensino tanto da ciência quanto da arte.
No contexto educacional, a metodologia em um plano de aula refere-se à maneira como o professor organiza e estrutura as atividades de aprendizagem para seus alunos. É através dessa metodologia que ele define quais serão os recursos utilizados, as estratégias pedagógicas adotadas e as formas de avaliação do processo educativo.
Um bom plano de aula com uma metodologia adequada pode contribuir significativamente para o sucesso do ensino-aprendizagem. Ele deve levar em conta as características individuais dos estudantes, suas necessidades e interesses, além de promover uma participação ativa por parte dos alunos. Dessa forma, torna-se possível criar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais dos estudantes.
Exemplos de metodologias ativas
O ensino híbrido combina elementos do ensino presencial com recursos digitais. Os estudantes têm acesso a materiais online para complementar as atividades realizadas em sala de aula. Essa abordagem permite maior flexibilidade no ritmo de aprendizado e possibilita aos professores acompanhar individualmente cada aluno.
Na sala de aula invertida, os conteúdos são disponibilizados previamente aos alunos por meio de vídeos ou textos online. Dessa forma, eles podem se preparar antes das discussões e atividades em grupo durante as aulas presenciais. Esse método incentiva o estudo autônomo e promove um ambiente mais participativo e interativo.
O aprendizado entre pares é uma estratégia que valoriza o trabalho cooperativo dos alunos. Eles são incentivados a compartilhar conhecimentos, trocar experiências e ajudar uns aos outros na resolução de problemas ou projetos educacionais. Essa dinâmica fortalece habilidades sociais, melhora o entendimento dos conteúdos através da explicação mútua e fomenta um ambiente colaborativo dentro da sala de aula.
A gamificação consiste em utilizar elementos lúdicos nos processos educativos para engajar os estudantes nas atividades propostas. Jogos digitais ou físicos são utilizados como ferramentas pedagógicas para tornar o aprendizado mais divertido e motivador. Através da gamificação, os alunos são desafiados a superar obstáculos, conquistar pontos e alcançar objetivos de forma interativa.
A rotação por estações de aprendizagem é uma metodologia que organiza a sala de aula em diferentes áreas ou atividades. Os estudantes se dividem em grupos pequenos e passam um tempo determinado em cada estação, realizando tarefas específicas relacionadas ao conteúdo abordado. Essa abordagem permite maior personalização do ensino, atendendo às necessidades individuais dos alunos.
A cultura Maker valoriza o fazer manual como forma de aprendizado. Nesse contexto, os estudantes são incentivados a criar projetos concretos utilizando materiais diversos, como impressoras 3D, ferramentas manuais e eletrônicas. Essa prática estimula a criatividade, o pensamento crítico e desenvolve habilidades técnicas importantes para o século XXI.
Os estudos do meio consistem em levar os alunos para fora da sala de aula para vivenciar experiências educativas no ambiente externo. Visitas a museus, empresas ou locais históricos permitem aos estudantes aplicarem na prática conceitos teóricos vistos nas disciplinas escolares. Essa metodologia proporciona uma aprendizagem mais significativa ao conectar os conteúdos com situações reais do mundo real.
As 5 principais metodologias
Existem diferentes abordagens metodológicas que podem ser utilizadas em um plano de aula. Algumas delas incluem:
1. Metodologia de ensino tradicional: baseada na transmissão de conhecimento pelo professor, com foco na memorização e repetição dos conteúdos.
2. Metodologia construtivista: enfatiza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia.
3. Metodologia sociointeracionista: valoriza a interação social como forma de construção do conhecimento, por meio da colaboração entre os alunos e o diálogo com o professor.
4. Metodologia freiriana: inspirada nas ideias do educador Paulo Freire, busca promover uma educação libertadora e transformadora, incentivando a reflexão crítica sobre a realidade social.
5. Metodologia Montessori: criada pela médica italiana Maria Montessori, propõe um ambiente preparado para favorecer a autodescoberta e o desenvolvimento integral das crianças através da manipulação de materiais específicos.
Essas são apenas algumas das metodologias mais conhecidas e utilizadas atualmente no contexto educacional brasileiro. Cabe ao professor escolher aquela que melhor se adequa aos objetivos da sua disciplina e às características dos seus alunos para garantir uma experiência significativa de aprendizagem.