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Plano de aula de matemática para o 1º ano sobre números e quantidades

Plano De Aula De Matematica 1 Ano Numeros E Quantidades

Este plano de aula sobre adição para o 1º ano é alinhado à BNCC e oferece ao professor atividades de soma e contagem para trabalhar em suas aulas.

Para introduzir a aula, é relevante fazer uma breve recapitulação sobre os algarismos. É importante ter em mente que alguns alunos podem não ter tido contato com esse conteúdo durante sua educação infantil.

Uma ideia interessante é utilizar pedaços dos números como um recurso visual, juntamente com música, ou até mesmo escrevê-los na lousa. As palavras substantivas da parlenda serão exploradas novamente nas atividades.

Plano de aula de Matemática para o 1º ano: Números e Quantidades

Nesta atividade individual, cada aluno irá utilizar a folha 1, grãos de feijão e cola. Na área quadrangular designada, o aluno deverá colar a quantidade correspondente de grãos indicada pelos numerais.

Incluir a concepção do zero como um espaço vazio é de suma importância. É essencial compreender essa ideia e sua relevância no contexto em questão.

O propósito é atribuir valores numéricos às quantidades, além de exercitar a habilidade de contar.

Atividade 2 – Adição com objetos concretos (problema direto)

Durante a atividade proposta pelo professor, os alunos são organizados em duplas e recebem um número sorteado. Em seguida, cada aluno deve separar a quantidade correspondente de grãos. Na folha de registro, eles utilizam algarismos para representar a quantidade de grãos que separaram.

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Ao final do processo, os grãos são reunidos e contados para determinar a soma total, que é então registrada na folha.

Encontrar a resposta de forma direta é o objetivo principal quando se tem todas as informações necessárias.

Atividade 3 – Jogo de bingo da adição (problema inverso)

Essa prática pode ser realizada de forma individual, em pares ou em grupos, com cada participante recebendo uma cartela. O professor sorteia um número que representa a soma, enquanto os alunos consultam a tabela para encontrar o cálculo correspondente àquele resultado.

Aqui estão algumas instruções importantes para o jogo:

1. As cartelas contêm somas que variam de 0 a 20.

2. Para sortear a dezena, coloque apenas os números 0, 1 e 2 em um recipiente separado.

3. Em outro recipiente, coloque os números de 0 a 9 para sortear a unidade.

Lembre-se de seguir essas orientações durante o jogo.

O professor tem a flexibilidade de ajustar as cartelas para exibir resultados até 10 ou até 99, dependendo do nível da turma. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere que se trabalhe com números de até duas dezenas no primeiro ano.

Um desafio oposto é identificar os fatores que levaram a esse resultado específico, ou seja, as partes que, quando somadas, resultam na soma escolhida pelo professor.

A intervenção do professor é fundamental para auxiliar os alunos e verificar as respostas.

Uma forma divertida de introduzir as propriedades comutativa e do elemento neutro da adição é através desta atividade.

Elaborando um plano de aula para o primeiro ano do ensino fundamental

A primeira orientação dada é pensar sobre o público-alvo desta proposta pedagógica: quem são as crianças que irão participar dessa atividade? Isso permite adaptar o conteúdo às necessidades e características dos estudantes.

Outro ponto relevante é identificar uma habilidade específica que os alunos devem desenvolver durante a aula. Essa habilidade pode estar relacionada à resolução de problemas matemáticos, ao raciocínio lógico ou à compreensão dos números e quantidades.

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Além disso, é fundamental estabelecer um objetivo claro para a aula, ou seja, o que se espera alcançar com essa atividade em termos de aprendizado e desenvolvimento das crianças.

Outras questões importantes são determinar o tempo necessário para realizar todas as etapas da aula e selecionar quais recursos didáticos serão utilizados para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Por fim, é essencial definir qual metodologia será adotada na condução da aula. Isso envolve escolher estratégias pedagógicas adequadas às características do público-alvo e aos objetivos propostos.

Atividades extras para o 1º ano de Matemática: Números e Quantidades

Esses exercícios de adição podem ser usados em sala de aula ou como tarefa para casa. Eles têm o objetivo de reforçar e revisar os conhecimentos sobre adição.

Atividade extra de Matemática para o 1º ano: Números e Quantidades

Há um total de dezesseis cartelas distintas, além de uma em branco para personalização.

Sou um professor de Matemática com licenciatura, pós-graduação em Ensino da Matemática e Física, além de Estatística. Tenho experiência como professor desde 2006 e comecei a criar conteúdos educacionais online em 2021. Minha área de atuação é o ensino da Matemática para estudantes brasileiros.

Este é um plano de aula voltado para alunos do 1º ano, com foco no ensino da adição. Durante a aula, serão propostas atividades que ajudarão os alunos a compreender e praticar esse conceito matemático fundamental.

Habilidade de sequência numérica em 1 ano

A leitura e escrita de números é uma habilidade fundamental na matemática, que envolve a compreensão dos símbolos numéricos e sua representação verbal. Neste contexto, os alunos aprendem a identificar e nomear os números, tanto por meio da leitura quanto da escrita correta dos algarismos.

No primeiro ano do ensino fundamental, o foco principal é introduzir as crianças ao mundo dos números e quantidades. Os alunos começam aprendendo a contar até 10 ou mais, utilizando objetos concretos para visualizar as quantidades correspondentes. Em seguida, eles são apresentados aos algarismos numéricos e aprendem a relacioná-los com as palavras faladas.

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Durante o plano de aula de matemática para o primeiro ano sobre números e quantidades, algumas atividades podem ser realizadas para auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade. Por exemplo: jogos com dados ou cartas numeradas podem ajudar as crianças a reconhecer os números rapidamente; criar situações-problema em que elas precisam contar ou comparar quantidades também pode ser útil; além disso, atividades lúdicas como cantigas de roda com rimas numéricas podem tornar o processo mais divertido e envolvente.

Qual o objetivo de trabalhar contagem?

1) Desenvolver o senso numérico: explorar as relações entre números e quantidades.

4) Registro de quantidades: capacidade de representar numericamente as quantidades.

Essas etapas são importantes para garantir uma base sólida no aprendizado da matemática e preparar as crianças para desafios futuros nessa área do conhecimento.

Aprendizados do primeiro ano do Ensino Fundamental

No primeiro ano escolar, as crianças começam a dar os primeiros passos na leitura e escrita. Elas aprendem a reconhecer as letras do alfabeto, formar palavras simples e compreender o que estão lendo. Além disso, também desenvolvem habilidades de comunicação oral, aprendendo a falar com clareza e ouvir atentamente os outros.

Para trabalhar esses conteúdos em sala de aula, um plano de aula de matemática para o 1º ano pode incluir atividades como contar objetos presentes no ambiente escolar ou em figuras ilustrativas; realizar jogos educativos envolvendo números; resolver problemas simples utilizando adição e subtração básica; entre outras propostas lúdicas que estimulem o interesse das crianças pela matemática desde cedo.

Dessa forma, através desse tipo de abordagem pedagógica voltada para números e quantidades no 1º ano do ensino fundamental, busca-se despertar nas crianças uma base sólida para futuros estudos matemáticos mais complexos.